A diferença entre apego e afeto

Outro dia conversando com uma psicóloga sobre afeto e apego, cheguei a conclusão de que os dois precisam caminhar juntos na relação entre pais e filhos. Mas porquê?

O afeto diz respeito ao amor e carinho que podemos oferecer ao outro, já o apego, é sobre o comportamento de proteção, cuidados básicos e atenção as necessidades emocionais do outro.

Veja que um sem o outro não funciona, eu posso amar muito meu filho, mas se não der importância para as suas emoções e sentimentos, de nada adiantará meu amor. E do outro lado, eu posso me preocupar muito com os sentimentos e emoções do meu filho, mas se não der amor e afeto, de nada adiantará.

Já pensou nisso? Ser pai e mãe é uma coisa complexa, que precisa de leitura e informações. Estamos falando de seres humanos que vão crescer, se desenvolver e ter suas famílias. Precisamos ficar atentos e observar como estamos educando e criando nossos filhos.

Deixe um comentário