As crianças aprendem com os adultos, portanto seja um bom exemplo.

Não tem jeito, os mais velhos acabam sendo “espelhos” para os mais novos. Eles querem imitar tudo e fazer tudo igual e isso tem uma explicação. Na infância, as crianças não tem medo de experimentar coisas novas e adoram aprender vendo o que o mais velho faz, seja um irmão, primo e até os pais. Porém é preciso ter muita atenção, pois as crianças não conseguem discernir o certo e errado.

Os mais velhos se tornam a imagem que a criança irá tentar espelhar, na cabeça dela aquela pessoa é mais esperta e deve ser copiada. Esse efeito de espelhar-se vira um obstáculo quando o adulto ou uma criança mais velha não é um bom exemplo.

Conhece os 3 pilares do aprendizado? Ensino, experiência e exemplo

Se a criança faz um desenho de um pneu e pinta de amarelo, alguém ensina ela que a cor correta é preta. Se queremos ensiná-la a comer sozinha damos comida na sua boca como exemplo e depois, pedimos para repetir a ação até acertar e ter a experiência real daquela situação.

O processo é simples e constante, baseando-se no comportamento dos mais velhos, a criança vai criando uma base do que é certo e errado.

Reaprendizagem Criativa

Caso você, por exemplo, seja muito rígido e “ensine” sem permitir que a criança experimente, pode causar nela o medo de fracassar. Mesmo se aquela ação for dar errado, o que custa deixar que a criança tente para depois ensinar ou permitir que ela descubra sozinha?

Como a criança busca referência no adulto, se ele realiza pequenas ações erradas ou fala palavras inapropriadas, a criança irá copiar. A maneira como o adulto age é a base de aprendizado para aquele futuro adulto agir também.

Não é necessário dar apenas grandes exemplos, os micro já influenciam muito e se forem “ruins” terão consequências.

Muita gente não dá o exemplo, não deixa a criança experimentar e quer que ela aprenda pelo ensino, mas onde entra a experiência? Deve-se oferecer liberdade para que a criança tente, erre e acerte. Ou melhor, liberdade para que ela seja a cientista que todos nós somos ao nascer.
Como adultos é necessário ter cuidado com o que ensinamos para seres tão suscetíveis, não podemos nos esquecer que um dia serão adultos e irão dar o exemplo também.

Não existe idade para mudar sua forma de ensinar uma criança, basta cortar os extremos (cuidado, rigidez, proteção demais são os mais comuns) e motivar a coragem inata daquela criança para manter sua criatividade enquanto cresce.

Ainda não foi descoberta a forma correta de criar crianças, mas já sabemos que privá-las de suas experiências não é o melhor.

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